quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Roteiro – Berlim


Fomos para Berlim em maio, já no final da primavera, ou seja, o clima estava agradável (22ºC a 28ºC) e pudemos aproveitar bastante as looongas tardes desta época do ano na europa. No total, foram 4 dias, o suficiente apenas para conhecer os pontos mais importantes de Berlim e dar um pulinho em Potsdam. Valeria ficar mais uns 2 dias, pois Berlim é imensa. Assim como em outras grandes cidades da Europa, o transporte público é eficiente, pontual e te deixa bem pertinho dos principais pontos turísticos. Ah! E Berlim é bem barata se compararmos com as outras capitais europeias.

1º dia
Potsdam
Fomos logo para Potsdam no primeiro dia porque um casal de amigos iria se juntar a nós no segundo dia, aí deixamos para começar a conhecer Berlim com eles.
Potsdam fica a oeste de Berlim e é mundialmente conhecida tanto pela importância histórica, como residência dos reis da Prússia, quanto pelas belezas naturais e arquitetônicas, com seus parques e palácios. Vale passar o dia inteiro por lá! É no Parque Real de Sanssousci onde fica a maioria dos prédios históricos, entre eles, o Sanssouci, Palácio de Verão, um dos que competem em beleza e imponência com o Palácio de Versailles, na França.
Palácio de Sanssouci
Jardins do Palácio de Sanssouci
2º dia
Ilha dos museus (Museumsinsel) – Museu Pergamon ( Pergamonmuseum)
Você consegue imaginar uma ilha pequenininha onde só existem 5 maravilhosos museus? Pois é isso que você vai encontrar em Museumsinsel, a Ilha dos Museus, que na verdade é a parte norte da ilha que existe no Rio Spree, que corta Berlim. Como não daria tempo conhecer todos (Museu Pergamon, Altes Museum, Neues Museum, Alte Nationalgalerie e Museu Bode), escolhemos entrar no Museu Pergamon e ficamos, realmente, surpresos com o que encontramos por lá. O que mais nos chamou a atenção foi o Altar de Pergamon e os Portões da Babilônia. As duas estruturas foram escavadas e levadas para a Alemanha, onde foram reconstruídas. Você fica só pensando como foi que conseguiram fazer isso!!!
Ilha dos Museus
Altar de Pergamon
Portões da Babilônia
Catedral de Berlim ( Berliner Dom)
Ainda na Ilha dos Museus, visitamos a Catedral de Berlim.
Catedral de Berlim
Portão de Brandemburgo (Brandenburger Tor)
É a única remanescente de uma série de entradas de Berlim e um dos símbolos mais conhecidos da cidade.  
 Detalhes do Portão de Brandemburgo
Portão de Brandemburgo
Reichstag
É o prédio do parlamento alemão, enorme e fica a uns 5 minutos de caminhada do Portão de Brandemburgo.
Reichstag
Memorial aos judeus mortos (Denkmal für die ermordeten Juden Europas)
Fica do lado aposto do Reichstag em relação ao Portão de Brandemburgo, uma curta caminhada também. Fiquei muito inquieta ao ver aqueles blocos de concreto um atrás do outro, ao relembrar a história do holocausto.
Memorial aos judeus mortos da Europa
Parque Tiergarten
É o parque onde fica o Portão de Brandemburgo, o Reichstag, o Memorial aos judeus mortos da Europa e também o Zoológico de Berlim.

Sony Center
Antes da Segunda Guerra Mundial, o local onde hoje é o Sony Center era um centro comercial, mas a maioria dos prédios foi destruída durante o conflito. Depois da queda do muro, a área foi revalorizada e ganhou o Sony Center, onde há vários restaurantes, bares, lojas, cinemas. Um shopping aberto e bem aconchegante.
Sony Center
3º dia 
Checkpoint Charlie
Este era o dia que eu tanto esperava. Sempre que lia sobre a Segunda Guerra Mundial, a divisão de Berlim, sempre que assistia todos os filmes sobre esta época, ficava imaginando como era o Muro de Berlim e pensando em todo o seu significado. É muita loucura!
Pela manhã, fomos ao Checkpoint Charlie. Era o principal ponto de passagem da Berlim Oriental para a Berlim Ocidental durante a Guerra Fria, e transformou-se hoje em um dos pontos históricos mais visitados de Berlim.
 Checkpoint Charlie
Checkpoint Charlie
Há também o Museu do Checkpoint Charlie e alguns locais em torno onde se pode ver restos do Muro de Berlim.
   
East Side Gallery
Enfim, chegou o grande momento! É na East Side Gallery onde fica a parte mais contínua do que restou do Muro de Berlim, exatamente 1,3 km. O pedaço do muro transformou-se na maior galeria a céu aberto do mundo, contou com a colaboração de artistas de todo o planeta e hoje é um imenso monumento à liberdade. Muita emoção em ver de perto desenhos que ficaram tanto tempo na minha mente!
 East Side Gallery ("My God help me, this deadly love to survive")
 East Side Gallery 
 East Side Gallery 
East Side Gallery 
Passeio pelo Rio Spree
 Rio Spree
Rio Spree
Bem, depois de tantas emoções, curtimos o entardecer com um gostoso passeio de barco pelo Rio Spree, que corta Berlim, de onde revemos parte dos prédios históricos, mas agora de outro ângulo, assim como os prédios modernos da capital alemã.

4º dia – Palacio de Charlottenburg (Schloss Charlottenburg)
Palacio de Charlottenburg
O nosso voo de volta para Edimburgo era depois do almoço, então demos uma ida rapidinha ao belíssimo Palacio de Charlottenburg, o maior de Berlim, e que teve de ser parcialmente reconstruído depois da Segunda Guerra Mundial.

Um comentário:

  1. Oi Cintia, amei seu roteiro, estaremos chegando dia 25 de julho em Berlim, depois de passarmos por outros locais. Também ficaremos 3 dias inteiros e uma tarde. Você fez os roteiros com guia? Pode me enviar dicas por email? marcia_costa67@yahoo.com.br
    Obrigado, Márcia

    ResponderExcluir